Por Dr. Richard Portier
em 18 de junho de 2021.
O cansaço crônico, chamado de fadiga crônica, é diferente do cansaço inerente da nossa rotina. É um peso, uma dor, uma falta de energia que não é aliviada por dormir o suficiente ou tirar umas férias.
A fadiga crônica causa efeitos físicos, deixando você incapaz de fazer as coisas que costumava fazer. Fazer tarefas simples parecerem esmagadoras. Também leva à sintomas mentais, dificultando o foco no seu trabalho ou deixando-o sem a motivação para realizar as tarefas da vida diária.
Mas como diferenciar o cansaço da vida com a fadiga crônica? Responda às seguintes perguntas:
Se você sente fadiga todos os dias, este não é o momento para o auto-diagnóstico. A causa para o seu problema pode ser simples, mas também ser algo grave. Apenas seu médico pode diagnosticar adequadamente. Por isso converse com o seu médico sobre qualquer sintoma para que uma investigação adequada possa determinar a causa.
A fadiga crônica geralmente está relacionada com o dano em nossas mitocôndrias, que são as usinas de energia das nossas células. Isso acontece devido ao estresse oxidativo. Falo mais sobre o assunto nessa aula.
Aqui estão algumas causas de estresse oxidativo:
Descobrir a causa.
Exames laboratoriais de sangue detectam deficiência nutricionais e hormonais, além de realizar o diagnóstico de infecção outras infecções, anemia, diabetes e doenças renais.
Se há suspeita de câncer, exame mais complexos como tomografias, mamografia, exame preventivo, endoscopia e colonoscopia serão necessários.
Se a pessoa utiliza o AZT, a troca do medicamento é fundamental.
Mas geralmente à fadiga crônica está relaciona aos hábitos de saúde.
Graduado pela Universidade Positivo, é Médico Infectologista graduado pelo Programa de Residência Médica em Infectologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e Membro da Internacional AIDS Society.
Com grande experiência na saúde das pessoas que vivem com HIV, fez estágio no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e trabalhou na Unidade de Internamento de Infectologia e no Ambulatório de HIV/AIDS do Hospital de Clínicas – UFPR. Hoje possui um consultório privado em Curitiba onde realiza consultas online para todo o Brasil.
Sua missão é melhorar o físico, a saúde e a confiança das pessoas vivendo com HIV.
Nenhuma informação desta página e dos nossos produtos substitui uma consulta presencial com seu médico. Jamais faça nenhuma mudança no seu tratamento sem antes consultar seu médico ou profissional de saúde. É só ele quem poderá avaliar de perto a sua situação atual e decidir se você está apto ou não à essas alterações. Portanto, é imprescindível que você tenha acompanhamento médico para sua segurança. Se tiver qualquer dúvida, envie um email para richard@richardportier.com que responderemos o mais breve possível. Obrigado!
© 2022 Richard Portier. CNPJ 31.671.711/0001-11. Todos os direitos reservados. Termos de uso.