ARTIGOS

Depressão e ansiedade

Por Dr. Richard Portier

em 18 de junho de 2021.

Inscreva-se e participe gratuitamente dos meus vídeos semanais

A realidade é essa: hoje nossa sociedade vive uma epidemia de transtornos psiquiátricos, como depressão e de ansiedade, além de diversos outros problemas ligados à saúde mental.

O objetivo neste artigo não é encontrar a solução para este complexo problema, mas sim te mostrar que há doenças orgânicas que pode causam diversos sintomas psíquicos.

Se você sente sintomas depressivos e de ansiedade todos os dias, este não é o momento para o auto-diagnóstico. A causa para o seu problema pode ser simples, mas também ser algo grave. Apenas seu médico pode diagnosticar adequadamente. Por isso converse com o seu médico sobre qualquer sintoma para que uma investigação adequada possa determinar a causa.

Descobrindo a causa

Pessoas vivendo com HIV podem apresentam sintomas neuropsiquiátricos, como ansiedade, depressão, distúrbios do sono, escutar vozes, dificuldades de memória, perda da capacidade motora, dificuldade para se concentrar e pensamento suicidas.

Se você estiver sentindo esses sintomas ou tiver amigos, familiares ou colegas de trabalho dizendo que estão observando esses problemas em você, é importantíssimo que você converse com o seu médico e procure outros profissionais de saúde para obter um diagnóstico preciso e estabelecer um plano de tratamento.

Existem diversas causas orgânicas que devem ser excluídas antes do diagnóstico de uma doença mental. Aqui estão alguns exemplos:

  • O próprio HIV: sem tratamento, a infecção pelo HIV como causar danos no nosso cérebro. Falo mais sobre o assunto neste artigo.
  • Os antirretrovirais: o efavirenz é o antirretroviral com maior probabilidade de causar sintomas neuropsiquiátricos, principalmente em pessoas com predisposição. Pode causar cansaço, perda de foco, sensação de ressaca, depressão, ansiedade, insônia, sonhos vívidos e pesadelos. Em casos mais graves, depressão grave, comportamento agressivo, delírios, paranóia, sintomas semelhantes a psicose e tentativas de suicídio.
  • Deficiências nutricionais: deficiências de certos nutrientes, especialmente vitamina D e vitaminas do complexo B podem causar uma variedade de sintomas.
  • Deficiências de testosterona: a deficiência de testosterona frequentemente causa depressão, fadiga e perda de desejo sexual em homens e mulheres vivendo com HIV. Falo mais sobre o assunto nesta aula.
  • Alterações na tireóide: a deficiência de hormônio tireoidiano, chamado de hipotireoidismo, pode causar cansaço, depressão e dificuldades de foco e concentração.

O que fazer?

Descobrir a causa.

Exames laboratoriais de sangue detectam deficiência nutricionais e hormonais. Se você utiliza o efavirenz, trocar o medicamento será necessário.

Depois de descartar doenças orgânicas, procurar um bom terapeuta para realizar psicoterapia é essencial. Procure também um psiquiatra, pois em alguns casos a terapia medicamentosa é fundamental.

Mas mude, principalmente, seus hábitos de saúde. Mude sua alimentação, e realize exercícios físicos. Leia esse artigo para saber mais.

Inscreva-se e participe gratuitamente dos meus vídeos semanais

Médico Infectologista

CRMPR 32.357

RQE 23.586

Nenhuma informação desta página e dos nossos produtos substitui uma consulta presencial com seu médico. Jamais faça nenhuma mudança no seu tratamento sem antes consultar seu médico ou profissional de saúde. É só ele quem poderá avaliar de perto a sua situação atual e decidir se você está apto ou não à essas alterações. Portanto, é imprescindível que você tenha acompanhamento médico para sua segurança. Se tiver qualquer dúvida, envie um email para richard@richardportier.com que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

© 2021 Richard Portier. Todos os direitos reservados. Termos de uso.