ARTIGOS

Diagnóstico do HIV: as principais dúvidas sobre os testes

Por Dr. Richard Portier

em 8 de agosto de 2020.

JUNTA-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para o nossa lista e receba dicas e conteúdos com exclusividade

A única forma de saber se você contraiu o HIV é através do teste. O CDC (Center of Disease Control and Prevention) e a US Preventive Services Task Force recomendam que todas as pessoas com idades entre 13 e 64 anos sejam testadas para o HIV pelo menos uma vez na vida.

Existem várias formas de realizar o exame, sendo a principal através de uma amostra de sangue. 

Neste artigo discutiremos as principais dúvidas em relação aos testes diagnóstico e o que fazer caso ele venha positivo…

Preciso fazer o teste do HIV?

O CDC (Center of Disease Control and Prevention) e a US Preventive Services Task Force recomendam que todas as pessoas com idades entre 13 e 64 anos sejam testadas para o HIV pelo menos uma vez na vida. Hoje cerca de uma em cada sete pessoas nos Estados Unidos não sabe que vive com o vírus. No Brasil são aproximadamente 135 mil pessoas.

Se você responder sim a qualquer uma das seguintes questões, você deve fazer o teste de HIV o mais rápido possível e, no mínimo, uma vez ao ano, pois é considerada população chave para o exame:

  1. Você é um homem que fez sexo com outro homem?
  2. Você fez sexo anal ou vaginal com um parceiro (a) que vive com o HIV?
  3. Você já teve mais de um parceiro (a) sexual desde o seu último teste de HIV?
  4. Você injetou drogas?
  5. Você trocou sexo por drogas ou dinheiro?
  6. Você foi diagnosticado ou procurou tratamento para outra infecção sexualmente transmissível?
  7. Você foi diagnosticado ou tratado para hepatite ou tuberculose?
  8. Você teve relações sexuais com alguém que poderia responder a qualquer uma das perguntas acima ou alguém cuja história sexual você não conhece?

Homens que fazem sexo com outros homens podem se beneficiar com testes mais frequentes (por exemplo, a cada 3 a 6 meses). 

Se você está grávida, fale com o seu médico sobre realizar o teste. Ele faz parte da rotina de pré-natal.

Antes de fazer sexo com um novo parceiro (a), vocês devem falar sobre o histórico sexual e de drogas. Na dúvida, use preservativos.

Realizar o teste para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis é importante para se proteger, e principalmente, proteger as outras pessoas.

Por que o teste pode me ajudar?

A única maneira de saber se você vive com o HIV é fazer o teste.

  1. Se o teste for positivo, você iniciará o tratamento e permanecerá saudável por muitos anos, evitando a AIDS. 
  2. Com o tratamento você evita a transmissão para outras pessoas.
  3. Se o teste for negativo, poderá se prevenir.
  4. Se estiver grávida, o diagnóstico precoce resulta em um tratamento precoce, diminuindo muito o risco de transmitir para o bebê. 

Eu acho que não tenho chance de contrair o HIV. Devo me testar?

O CDC (Center of Disease Control and Prevention) e a US Preventive Services Task Force recomendam que todas as pessoas com idades entre 13 e 64 anos sejam testadas para o HIV pelo menos uma vez na vida. Hoje cerca de uma em cada sete pessoas nos Estados Unidos não sabe que tem o vírus. No Brasil são aproximadamente 135 mil pessoas. 

Mesmo se você estiver em um relacionamento monogâmico (você e seu parceiro (a) estão fazendo sexo apenas um com o outro), é necessário realizar o teste pelo menos uma vez. 

Estou grávida. Preciso realizar o teste?

O teste do HIV faz parte da rotina de pré-natal no Brasil, pois o diagnóstico precoce resulta em um tratamento precoce, diminuindo muito o risco de transmitir para o bebê.

Quais testes estão disponíveis e como eles funcionam?

No Brasil são realizados dois tipos de testes: os que pesquisam anticorpos e os que identificam antígenos. Ambos são realizados no sangue, porém podem ser feitos na urina e na saliva. Mas o que eles significam?

  1. Anticorpos são proteínas produzidas pelo seu sistema imunológico quando você entra em contato com o HIV. Ou seja, os testes detectam esses anticorpos. Eles começam a ser detectáveis em 4 a 12 semanas após a infecção. Por isso, se você fez o exame antes dessas 4 semanas, e ele veio negativo, é importante repeti-lo após um mês para confirmar esse resultado. Esse período em que os anticorpos ainda não estão detectáveis é chamado de janela imunológica. Procure assistência médica para saber se está neste período
  2. Antígenos fazem parte do próprio vírus e estão presentes durante a infecção do HIV. Este teste é usado para confirmar o diagnóstico. 

Os testes laboratoriais são aqueles coletados de maneira clássica em laboratórios e pesquisam primeiramente os anticorpos, e se positivo, confirmam através dos antígenos. Já os testes rápidos pesquisam apenas anticorpos e o resultado estará disponível em até 30 minutos. Ambos são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

Clique aqui para ver onde a testagem está disponível. 

Quanto tempo demora para o teste ficar positivo caso eu tenha contraído o HIV e o que é janela imunológica?

Nenhum teste detecta o vírus imediatamente após a infecção. Se você acredita que contraiu o HIV nas últimas 72 horas, procure assistência médica para iniciar a profilaxia pós-exposição (PEP).

O tempo entre o momento em que a pessoa contraiu foi o HIV até o teste ser positivo é chamado de janela imunológica. Este período varia de pessoa para pessoa e depende do tipo de teste usado para detectar o vírus.

Os testes de anticorpos começam a ser detectáveis em 4 a 12 semanas após a infecção. Por isso, se você fez o exame antes dessas 4 semanas, e ele veio negativo, é importante repeti-lo após um mês para confirmar esse resultado. Procure assistência médica para saber se está na janela imunológica. 

Onde posso realizar o teste?

Você pode realizá-los gratuitamente pelo SUS. Clique aqui para ver onde a testagem está disponível. Também é realizado em laboratórios privados.

Como o teste é realizado?

Eles podem ser realizados de duas formas: 

  1. Os testes laboratoriais são amostras de sangue coletadas de maneira clássica em laboratórios e pesquisam primeiramente os anticorpos, e se positivo, confirmam com os antígenos. 
  2. Testes rápidos pesquisam apenas anticorpos e o resultado estará disponível em até 30 minutos. São coletados através de uma picada no dedo ou uma amostra de saliva.

Caso o exame venha negativo, é importante repetir o teste após um mês por causa da janela imunológica. 

Caso seja positivo, uma nova amostra será coletada para confirmação do diagnóstico. Repetido o resultado, clique aqui para saber os próximos passos.

Terei que pagar pelo meu teste do HIV?

Não, você pode realizá-los gratuitamente pelo SUS. Clique aqui para ver onde a testagem está disponível.

O que o resultado negativo significa?

Um resultado negativo não significa necessariamente que você não tenha o HIV. Isso ocorre por causa do período de janela imunológica, que é o tempo entre o momento que a pessoa contraiu foi o HIV até o teste ser positivo. 

Caso o exame venha negativo, é importante repetir o teste após um mês. Procure assistência médica para saber em qual período você está. 

Se eu tenho o resultado negativo quer dizer que meu parceiro (a) também tem?

Não, o resultado do seu teste revela apenas o seu resultado.

O vírus não é necessariamente transmitido toda vez que você faz sexo. Portanto, seu parceiro (a) também deve realizar o exame.

Deu positivo. E agora?

Clique aqui para saber os próximos passos.

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para o nossa lista e receba dicas e conteúdos com exclusividade

Médico Infectologista

CRMPR 32.357

RQE 23.586

Nenhuma informação desta página e dos nossos produtos substitui uma consulta presencial com seu médico. Jamais faça nenhuma mudança no seu tratamento sem antes consultar seu médico ou profissional de saúde. É só ele quem poderá avaliar de perto a sua situação atual e decidir se você está apto ou não à essas alterações. Portanto, é imprescindível que você tenha acompanhamento médico para sua segurança. Se tiver qualquer dúvida, envie um email para richard@richardportier.com que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

© 2020 Richard Portier. Todos os direitos reservados. Termos de uso.