ARTIGOS

Tudo o que você precisa saber sobre suplementos, chás e os seus medicamentos

Por Dr. Richard Portier

em 18 de julho de 2020.

JUNTA-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para o nossa lista e receba dicas e conteúdos com exclusividade

Vitaminas e minerais são nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar bem – desempenham um papel importante no sistema imunológico, em sua capacidade de combater infecções, diminuir o estresse oxidativo e a inflamação crônica.

A maioria das pessoas, incluindo as que vivem com o HIV, infelizmente, não obtém todos os nutrientes necessários, principalmente por causa de uma alimentação inadequada. Mas é sim, possível, obter todas as vitaminas e minerais de que você precisa comendo uma dieta equilibrada e variada, e suplementação.

Mas antes de tomar qualquer suplemento, seja vitamínico, com mineral ou à base de plantas, fale com o seu médico, farmacêutico ou nutricionista. É muito importante que você diga exatamente o que está tomando ou pensando em tomar para que verifiquem se há risco de uma interação com qualquer medicamento que você está utilizando, principalmente os anti-retrovirais.

Lembre-se também de que suplementos podem ter efeitos colaterais, assim como qualquer medicamento, e você nunca deve toma-los sem orientação ou mais do que a dose recomendada.

A tabela abaixo foi retirada da Planilha Suprema de Interações Medicamentosas, disponível no Curso Além de Indetectável (clique aqui para baixar as imagens):

Como interpretá-la:

De maneira geral, não utilize a erva de São João, alcaçuz, alho (como tempero é permitido), árvore de noz de Malabar, batata africana, ginkgo biloba, levedura de arroz vermelho, lúpulo (Humulus lupulus), quercetina, suplementos de cálcio, ferro e magnésio, e multivitamínicos sem antes conversar com o seu médico. Se você faz o tratamento com o maraviroque, evite qualquer suplementos e chás sem antes conversar com o seu médico, já que a chance de interação é maior.

E, por fim, se você não encontrar o suplemento ou chá nas tabelas acima, é porque, provavelmente, não interage com o medicamento.

Referência: Liverpool HIV

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para o nossa lista e receba dicas e conteúdos com exclusividade

Médico Infectologista

CRMPR 32.357

RQE 23.586

Nenhuma informação desta página e dos nossos produtos substitui uma consulta presencial com seu médico. Jamais faça nenhuma mudança no seu tratamento sem antes consultar seu médico ou profissional de saúde. É só ele quem poderá avaliar de perto a sua situação atual e decidir se você está apto ou não à essas alterações. Portanto, é imprescindível que você tenha acompanhamento médico para sua segurança. Se tiver qualquer dúvida, envie um email para richard@richardportier.com que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

© 2020 Richard Portier. Todos os direitos reservados. Termos de uso.